HISTÓRIA:

Este prato foi servido na cantina da escola primária da vila de Valença às crianças até finais dos anos sessenta. A cantina estava apenas reservada às crianças que eram de mais longe, assim como às mais necessitadas, os outros apenas disfrutavam do cheiro que vinha do refeitório.

 

PREPARAÇÃO:

Demolhar o feijão de um dia para o outro, cozer em água e a meio juntar também o chouriço, escorrer e reservar a água. Em um tacho fazer um refogado com azeite cebola, alho, e salsa, deixar refogar e juntar a água que sobrou da cozedura, suficiente para completar o cozinhado. Juntar o arroz e quando estiver quase cozido juntamos o feijão e o chouriço cortado às rodelas retificar de sal e calda já que tudo deve ficar soltinho. Servir de imediato o seu aroma vai emundar a cozinha e a sala.

 

Podemos utilizar esta receita com outros condutos, está ótimo substituindo o chouriço por morcela, ou ainda juntando carmes sobretudo de porco. O feijão também pode ser de outras variedades como o feijão manteiga ou o tarrestre. 

Sem a adição de carnes na elaboração, é perfeito para acompanhar muitos dos nossos pratos tradicionais como as pataniscas, carnes panadas ou grelhadas, pode ser classificado como um acompanhamento de se lhe tirar o chapéu!...

 

Ingredients

Directions

Arroz de feijão com chouriço