Opções para Imprimir:

Arroz de savelha

Sem o mesmo protagonismo gastronómico que o sável, mais barata, de sabor delicado, uma vez cozinhada pode competir com o seu parente o sável, há até quem diga que não necessita temperos, um arroz de savelha é uma verdadeira delícia.

PREPARAÇÃO:

Depois de amanhada, cortamos a savelha ao meio, reservamos o sangue que soltou quando a amanhamos ao qual juntamos o vinho verde tinto e um pouco de vinagre.

Levar ao lume em água temperada com sal as duas partes da savelha com cebola, uma folha de louro, um dente de alho e um pouco de salsa. Depois de ferver alguns minutos, retirar e deixar arrefecer. Retirar com cuidado todas as espinhas de forma que se conservem pedaços de savelha grandes, juntar novamente os restos das espinhas na água e deixar ferver em lume brando, assim vamos obter um ótimo caldo necessário para o arroz.

Num tacho fazer um refogado com a cebola e o alho muito bem picadinhos e juntar o caldo; quando levantar fervura adicionar o arroz, a meio da cozedura verter o sangue com o vinho e o vinagre, juntar a pimenta e as mílharas se as tiver, deixar cozer mais um pouco e misturar os bocados da savelha que reservamos, retificar de sal e polvilhar de salsa picada. Servir em prato fundo com calda abundante.

 1 Savelha
 500 gr de arroz carolino
 2 Cebolas
 2 Dentes de alho
 1 Ramo de salsa
 1 Folha de louro
 Pimenta moída q.b.
 Sal q.b.
 Azeite virgem q.b.
  Vinagre q.b.
 Vinho verde tinto 3 cl
 Caldo de cozer a savelha suficiente para o arroz