HISTÓRIA:

O novo prato "Bacalhau à Contrasta" surgiu em 2015 por iniciativa da Câmara Munici- pal de Valença, Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e A.P.H.O.R.T - Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, no âmbito do programa “PROVE/TAS- TE - Os Novos Sabores da Gastronomia Local e Regional”. O chefe José Vinagre foi o responsável pela consultoria do programa e o novo prato resultou de um trabalho conjunto entre o município e os restaurantes valencianos aderentes.

Bacalhau à Contrasta de Valença, é a fusão dos sabores genuínos, seculares e emble- máticos da gastronomia raiana, onde o bacalhau e o polvo são protagonistas.
O bacalhau especialidade de Valença e o polvo da Galiza ultrapassam as fronteiras e harmonizam-se num prato único. A textura, o aroma e o tempero, com o bacalhau, o polvo, a batata, a cenoura, a espiga de milho, a couve e a cebola roxa, fazem do Bacalhau à Contrasta um manjar digno dos deuses. Um prato diferente, de cores vivas e sabores únicos pronto a despertar sensações. Contrasta, designação primitiva de Valença, dá nome a este prato, uma homenagem às origens, à autenticidade e identidade da sua gastronomia. Valença séculos a apurar sabores e saberes, da arte de bem confecionar e receber os comensais.

 

PREPARAÇÃO:

Começamos por cozer o polvo durante 50 minutos, de seguida cortamos os tentáculos, temperamos com alho e azeite e aquecemos no forno a 130o, durante 10 minutos. Grelhamos o bacalhau, o milho e os pimentos. Cozemos a batata e cenoura e cortamos a couve e pimento em juliana. Empratamos a gosto e decoramos com cebola em rodela fina.

 

Ingredients

Directions

Bacalhau à Contrasta