HISTÓRIA:

O QUE O ARROZ TAMBÉM REPRESENTA PARA NÓS

O arroz tem um forte vínculo com a nossa cultura gastronómica. Não podemos imaginar uma despensa sem arroz!... Utilizamos o arroz em quase tudo, a devoção é tanta que é indispensável em muitos atos não só gastronómicos mas também sociais!...

Aqui ninguém fica bem casado sem que à saída da igreja não apanhe a tradicional chuva de arroz!...

 O significado ou a tradição do porquê de se atirar arroz aos noivos á saída da igreja!...

Dizem que este hábito vem do Oriente, o certo é que entre nós é uma tradição a que damos o nosso significado. Para os antigos significava um desejo de prosperidade e fertilidade que os convidados manifestavam quando o arremessavam aos noivos.

 

PREPARAÇÃO:

Cozer o arroz em água e sal, à qual juntamos também meia chávena de água de flor de laranjeira. Depois de absorver toda a água retirar e deixar arrefecer. Juntam-se todos os ingredientes até obtermos uma massa consistente e uniforme, com duas colheres de sopa dar a forma de bolinhos de bacalhau, só que entre as duas palmas da mão os achatamos e vamos fritando em azeite abundante; à medida que vão estando fritos colocar sobre papel absorvente para que enxuguem, de seguida passar por açúcar misturado com canela e colocar numa travessa.

 

Esta receita foi-me dada por uma Senhora que até 1960 foi cozinheira na casa das Senhoras Marques da Costa que viviam na Rua Direita.

 

Ingredients

Directions

Bolinhos de arroz das Senhoras Marques da Costa