HISTÓRIA:
O QUE O ARROZ TAMBÉM REPRESENTA PARA NÓS
O arroz tem um forte vínculo com a nossa cultura gastronómica. Não podemos imaginar uma despensa sem arroz!... Utilizamos o arroz em quase tudo, a devoção é tanta que é indispensável em muitos atos não só gastronómicos mas também sociais!...
Aqui ninguém fica bem casado sem que à saída da igreja não apanhe a tradicional chuva de arroz!...
O significado ou a tradição do porquê de se atirar arroz aos noivos á saída da igreja!...
Dizem que este hábito vem do Oriente, o certo é que entre nós é uma tradição a que damos o nosso significado. Para os antigos significava um desejo de prosperidade e fertilidade que os convidados manifestavam quando o arremessavam aos noivos.
PREPARAÇÃO:
Cozer o arroz em água e sal, à qual juntamos também meia chávena de água de flor de laranjeira. Depois de absorver toda a água retirar e deixar arrefecer. Juntam-se todos os ingredientes até obtermos uma massa consistente e uniforme, com duas colheres de sopa dar a forma de bolinhos de bacalhau, só que entre as duas palmas da mão os achatamos e vamos fritando em azeite abundante; à medida que vão estando fritos colocar sobre papel absorvente para que enxuguem, de seguida passar por açúcar misturado com canela e colocar numa travessa.
Esta receita foi-me dada por uma Senhora que até 1960 foi cozinheira na casa das Senhoras Marques da Costa que viviam na Rua Direita.
