HISTÓRIA:

Também o Carnaval se enche de tradições gastronómicas, dando origem a um receitário muito particular.

Para começar, uma feijoada feita de feijão branco, com as meias luas de cenoura a compor e onde a cabeça do porco é a protagonista.

As tiras de orelheira não podem faltar a ninguém no prato, com o aconchego das rodelas de chouriço e de morcela, o cheirinho a cominhos para lhe dar tempero e o tacho de arroz feito no forno sempre presente, como manda por cá a tradição. 1 Cabeça de porco

Completa o banquete, um doce típico do entrudo que apelidamos de “orelhas de carnaval” e é obrigatório em todas as casas.

Trata-se de uma massa, de farinha de trigo e centeio, que leva ovos e manteiga; bem amassada, depois estirada com o rolo da massa, cortada em tiras que são fritas e que tomam a forma de orelhas; essas “orelhas”, salpicadas de açúcar e canela fazem a delícia de quem as prova. Só assim a tradição gastronómica do nosso carnaval estará cumprida.

 

PREPARAÇÃO:

De véspera, deixamos a cabeça de porco a demolhar, chamuscamos e lavamos muito bem. Coze-se em água abundante durante 1 hora; retiramos e deixamos arrefecer, reservando a água.

Cozer o chouriço e a morcela durante um quarto de hora; retirar e deixar também arrefecer; cortar em rodelas generosas; e reservar a água.

Fazemos o refogado em lume brando, com a cebola e o louro; quando a cebola ficar com uma cor vidrada, juntamos a cenoura cortada em meias luas, o pimentão e os restantes condimentos a gosto, um pouco da água da cozedura da cabeça de porco e em menor quantidade a dos enchidos; deixar ferver uns cinco minutos ainda em lume brando; juntar a orelheira e deixar mais cinco minutos; adicionamos o resto da água da cozedura da cabeça de porco e também alguma dos enchidos; quando começar a ferver é hora de juntar o feijão já cozido, retificar de sal e juntar mais água se necessário; deixar ferver sempre com lume brando; finalmente, juntar os enchidos, polvilhar com salsa, levar à mesa no tacho e servir acompanhado de arroz seco.

 

Ingredients

Directions

CARNAVAL CABEÇA DE PORCO “CACHEIRA”