HISTÓRIA:

O cozido à portuguesa, que termina por ser uma homenagem ao porco, é um dos mais abundantes e variados pratos da nossa gastronomia!...

Do porco leva tudo!...                                                                   

Presunto, chispe, orelheira, focinho, costela, toucinho, os ossos de assuã, a morcela e a farinheira, a chouriça e o chouriço, todos indispensáveis acompanhamentos, mais a rechoncha galinha e um bom naco de carne de vaca, com o aconchego da couve portuguesa, das batatas, das cenouras e dos nabos, tudo muito bem cozido!…

Mas para que o conduto fique completo, um bom tacho de arroz seco feito com a água do cozido é presença obrigatória nas mesas valencianas!...

 

PREPARAÇÃO:

Numa panela grande colocamos a cozer em água as carnes.

 Quando cozidas, devemos retificar o caldo de sal, retiramos para um tabuleiro e juntamos as verduras, batatas, cenouras e os nabos; em paralelo retiramos um pouco de caldo para fazer o arroz que deve ir ao forno a corar.

Cortar as carnes em porções e os enchidos às rodelas. Servir em grandes travessas, colocando as carnes por cima das verduras, com as batatas, as cenouras e os nabos ladeando as travessas, enquanto os enchidos devem vir por cima do arroz.         

 

Ingredients

Directions

Cozido à Portuguesa