PREPARAÇÃO:

Mata-se um par de frangos, quase galos, cortam-se em bocados e temperam-se com sal, loureiro, um ramo de salsa, pimenta, quatro dentes de alho e vinho verde branco.

Faz-se um refogado com azeite, cebola abundante cortada em dados, três tomates sem pele picados, um pimento verde cortado em tiras, juntamos o que ficou da marinada e refogar os frangos até que fiquem bem lourinhos. Recordo que, o refogado deve ficar molho abundante para pôr na empanada.

Coze-se meio quilo de presunto e um chouriço caseiro – é claro!

Despois de frios corta-se o presunto e o chouriço em fatias generosas.

Amassamos um quilo de farinha de trigo de padeira com quatro gemas desfeitas em água fria, cerca de trinta gramas de fermento de padeiro e sal q.b. (que baste).

Amassamos muito bem adicionando água morna.

Depois de obtida, a massa pretendida deixa-mos a levedar em temperatura ambiente até acharmos que ficou volumosa e fofa.

Partimos a massa ao meio, com o rolo damos-lhe a forma necessária para, de seguida, ser colocada no tabuleiro, que lhe dará forma (de realçar que a massa que vai por baixo deve ser mais grossa do que a que vai por cima, já que é esta que vai suportar o recheio).

Depois de untarmos o tabuleiro com manteiga dispomos-lhe a massa estirada, recortando as partes que nos sobram.

De seguida, começamos a dispor o frango alternado com o presunto e chouriço.

Regamos generosamente com molho que nos ficou do refogado, cobrimos com as massas à volta do tabuleiro, da mesma forma que os merceeiros enrolavam os pacotinhos do que vendiam avulso.

Com a massa sobrante, cortada em tiras, decora-se a empanada por cima em forma de filigrana.

Pincelamos por cima com duas gemas diluídas em água a fim de ficar com um especto mais douradinho. Levamos, de seguida, ao forno que deve estar aquecido previamente.

A temperatura ideal de cozedura é 220º. No entanto, deve ser acompanhado visualmente, visto ser um processo bastante rápido.       

 

Ingredients

Directions

Empanada de frango à moda de Valença