HISTÓRIA:

Os escabeches sempre estiveram ligados á nossa cultura gastronómica, a proximidade com o rio Minho que antigamente garantia abundancia, obrigou a desenvolver formas de conservação acompanhados com os fumados e salgados que enchiam as despensas das casas dos nossos avos, a fim de garantir o sustento das famílias nos invernos rigorosos.

 

PREPARAÇÃO:

Depois de amanhada, escala-se e parte-se em 2 de forma longitudinal. Cortar em pequenas tiras e dispor num tabuleiro temperada com muito pouco sal, cortar as cebolas às rodelas, e laminar as cenouras tipo batata palha, os alhos sem pelar, apenas com um aperto, tipo a muro. Num tacho com azeite suficiente para o refogado juntar a cebola, quando ficar cristalina juntar o louro, a cenoura, e os alhos e deixar puxar em lume médio durante 5 minutos, juntar metade do vinho branco e deixar puxar mais cinco minutos, de seguida juntar o resto do vinho e o vinagre, os grãos de pimenta que devem ser em abundância, corrigir de sal e deixar refogar mais 10 minutos.

Retirar do lume e distribuir por todo o tabuleiro de forma que cubra por completo, toda a lampreia, levar o tabuleiro ao lume, até que levante fervura rodando para que ferva de forma uniforme. Retirar do lume e deixar arrefecer. Polvilhar com endro de preferência fresco.

Conservar em lugar fresco ou no frigorífico.

Servir como entrada.

 

Ingredients

Directions

Escabeche de lampreia