HISTÓRIA:

Dizem que quem não tem cão caça com o gato!... Á mesa um bom galo cevado pode tomar o lugar do Perú!... É uma questão de gosto.

Em muitas das casas valencianas este toma lugar na consoada, utilizando-se até a mesma forma de preparação.

 

MARINADA PREPARAÇÃO:

Picar todos os ingredientes e adicionar o sal necessário, juntar ao vinho. A isto chamamos marinada esfregar muito bem o galo, também o interior com esta marinada, onde deve repousar pelo menos 12 horas. Retirar e proceder ao processo de recheio.

 

RECHEIO PREPARAÇÃO:

Faz-se um refugado, quando a cebola tiver uma cor cristalina juntar a carne de vitela e os miúdos do galo tudo muito bem picados e juntar 6 voltas com o moinho de pimenta, temperar com metade do sal necessário, e adicionar um pouco do vinho da marinada, deixar refugar em lume médio com o taxo tapado, mexendo com regularidade cerca de 10 minutos adicionar o chouriço, e o presunto também muito bem picados, e deixar refugar, mais 10 minutos, de seguida juntar os pinhões e as uvas passas, retirar do fogo e deixar repousar, juntar a manteiga e com a ajuda de uma colher de pau misturar tudo muito bem.

 

MONTAGEM PARA IR AO FORNO:

Pegamos o galo e pouco a pouco vamos introduzindo todo o recheio no seu interior até ficar bem cheio, de seguida coser com agulha e fio de bela, atando as pernas para que não se deforme, montar em tabuleiro de ir ao forno com tudo o que nos sobrou da marinada, levar ao forno e de vez em quando regar com o molho, a meio assar lardear com batatas torneadas e temperadas de meio sal, que com a ajuda de uma colher devemos mexer com alguma frequência para que fiquem todas cozinhadas por igual.

Servir com batatas assadas, cenoura e grelos cosidos, também pode ser acompanhado com arroz de forno.

 

Ingredientes Marinada:
Ingredientes Preparação:

Ingredients

Ingredientes Marinada:
Ingredientes Preparação:

Directions

Galo cevado recheado assado no forno