HISTÓRIA:

Outrora a abundância de lampreiaque existia no rio Minho, levou a utilizar formas de conservação, como a lampreia fumada, conservada assim durante meses. Os mais velhos recordam que se comia demolhada e cozida com batatas e verduras, recheada com presunto, ovo cozido e pimentos assados, assada no forno, no espeto, ou talhada da peça, acompanhada com broa.

Hoje tornou-se iguaria, é servida em muitos restaurantes e festins familiares, servida como entrada e goza de alto valor gastronómico. 

A lampreia era fumada, seguindo o mesmo ritual do fumeiro do porco que fazia casa farta, só que com um período de fumagem de apenas 48 horas, em repouso na salgadeira ou a um canto da chaminé afastada do fumo para não secar em excesso, conservavam-se assim durante meses.

A receita que proponho é recheada. Desconheço a sua antiguidade, mas meu pai que tem 90 anos conta que em casa de seus pais sendo ele ainda criança, já se cozinhava a lampreia fumada, recheada com presunto, ovo cozido e pimentos assados.

Receita de lampreia fumada por mim interpretada, seguindo descrições de meu pai. E que apelido de “Lampreia do rio Minho fumada de Valença”

 

PREPARAÇÃO:

Demolhar a lampreia durante 4 horas em água bem fria, secar com um pano e estender na banca, distribuir o endro no interior da lampreia e colocar fatias de presunto, rodelas de ovo cozido, a todo comprimento, estender umas tiras de pimento assado, voltar a colocar fatias de presunto.

Começar a coser com a agulha enfiada com o fio do norte, no sentido da cauda para a cabeça. Finda esta operação enrolar em folhas de couve-galega com a ajuda de fio do norte, dar a forma de regueifa para facilitar a colocação no tabuleiro.

Colocar em um tabuleiro e levar ao forno a 180ºC cerca de 20 minutos, retirar e deixar arrefecer, conservar no frigorífico, servir cortada em rodelas finas como entrada. 

 

COMO FUMAR A LAMPREIA:

Escalar a lampreia dando-lhe três cortes longitudinais interiores, um ao meio e um de cada lado, fazer uma salmoura, onde deve repousar 3 horas. Retirar e de 15 em 15 centímetros colocar uma cana, com o fim de a manter bem aberta. Levar a fumar em lenha de choupo durante 2 dias com um mínimo de 8 horas de fumo cada dia em lume muito brando mas certo. Segundo meu pai diz, o meu avo que sempre foi pescador no rio Minho dizia que a lenha devia ser de choupo pois segundo ele o fumo do choupo era mais limpo e que para fumar peixe era ideal, assim como o endro deveria ser fresco e apanhado na margem, junto ao primeiro pegão da ponte sobre o rio Minho entre Valença e Tui.

 

 

Ingredientes:
Ingredientes Preparação:

Ingredients

Ingredientes:
Ingredientes Preparação:

Directions

Lampreia fumada de Valença