PREPARAÇÃO:

Num tacho próprio de fazer marmelada, levar ao lume os marmelos cortados em pedaços, com o açúcar, pau de canela e a água. Deixar cozer bem. Quando tudo estiver cozido, passar por passe-vite, de modo a ficar uma mistura homogénea. Deixar ferver mais um pouco, mexendo sempre com colher de pau, até atingir o ponto de estrada. Deitar em tijelas e deixar secar. Em dias de sol colocar junto a uma janela, mas de forma que o sol não lhe incida, com a brisa do outono seca mais rápido. Para afastar as abelhas recomenda-se que se corte papel vegetal na forma de tampa e depois de embebido em aguardente colocar nas tigelas.

 

PREPARAÇÃO LADRILHOS DE MARMELADA:

Os ladrilhos de marmelada faziam parte das nossas despensas, com eles confortavam-se as crianças, os velhos e os doentes.    

Quadradinhos de marmelada, que se fazem colocando a marmelada num tabuleiro. Formamos uma camada de 3 centímetros e deixamos secar da mesma forma que a marmelada em tigelas.

Depois de deformar a marmelada do tabuleiro, cortamos em pequenos quadradinhos que passamos por açúcar pilé, quando estiverem bem sequinhos embrulham-se em papel, ou guardam-se em frascos.

 

PREPARAÇÃO GELEIA DE MARMELO:

Utilizar a técnica que recomendo para as compotas.

Colocar todos os caroços dos marmelos num tacho e juntar água.
Deixar ferver esta mistura, o que demora algum tempo, até reduzir bastante. Coar a mistura por uma gaze fininha e medir o líquido, agora limpo de impurezas.
Por cada litro de líquido, juntar 1kg de açúcar. Levar novamente ao lume a ferver até atingir o ponto desejado, mais ou menos espessa.

 

 

Ingredients

Directions

Marmelada, Geleia e Ladrilhos