PREPARAÇÃO:

Colocamos o pato a cozer, inteiro ou partido ao meio, como entender ser melhor, num tacho com água, sal, pimenta em grão, salsa, um dente de alho e meia cebola.

Junte um chouriço tradicional.

 Depois do pato cozer, dá-se tempo para o caldo arrefecer e poder retirar-se parte da gordura que fica à superfície. Se – depois - o arroz ficasse muito gordo não estaria bom.

Retirar então o pato e desfiar em bocadinhos, retirando todas as peles e ossos e guardar ao lado num recipiente. Guardar aí também o chouriço.

Seguidamente, fazemos um refogado e juntamos a caldo onde cozeu o pato. Deixar ferver e juntar o arroz. Retificar os temperos e procedemos como normalmente se faz para arroz de forno.

Entretanto numa frigideira grande esmagar uns dentes de alho e juntar 2 colheres de sopa de manteiga. Mal comece a ferver juntar o pato que desfiamos e envolvemos na manteiga com os alhos. Envolver tudo mas com cuidado de não deixar secar. Verá que este truque dá resultado.

Em seguida, num tabuleiro de barro que possa ir ao forno e à mesa, deitar metade do arroz, depois espalhar o pato e cobrir com o restante arroz. Levar ao forno, desta vez só para dourar levemente, sem deixar secar. Decorar com presunto enrolado e um ramo de salsa que fica sempre bem.

 

Ingredients

Directions

O Arroz de Pato