HISTÓRIA:

Normalmente, as tripas enfarinhadas são fritas e cortadas em bocados longos. Servem de acompanhamento a pratos como os rojões, ou podem ser consumidas simplesmente como petisco.

 

PREPARAÇÃO:

Corta-se a carne de porco em cubos com cerca de 10 cm, põem-se a marinar durante duas horas com o vinho, os dentes de alho esmagados, sal, pimenta e o louro. Leva-se ao lume, de preferência num tacho de ferro e deixa-se cozer em lume forte até o vinho se evaporar. Junta-se então a banha e, em lume brando, deixam-se cozer os rojões até alourarem bem. Nessa altura junta-se ao molho o colorau, dissolvido num pouco de vinho verde. Retira-se então um pouco da gordura de cozer os rojões para um sertã e fritam-se, pouco a pouco, a tripa enfarinhada (ver a seguir) cortada aos bocados de 3 a 5 cm, as belouras cortadas em rodelas com 0,5 cm de espessura, o fígado cortado em fatias e o sangue.

À medida que vamos fritando estes ingredientes, juntam-se aos rojões, para manter tudo quente. Juntam-se também as castanhas assadas, depois de descascadas.
Servem-se numa travessa com batatinhas louras e enfeitados com gomos de limão e raminhos de salsa.

 

Ingredients

Directions

Rojões à moda do Minho