HISTÓRIA:
É uma das formas mais simples de cozinhar qualquer alimento, estamos perfeitamente identificados com esta forma de cozinhar, desde o bacalhau da consoada até ao cozido á portuguesa garantem que parte da nossa gastronomia tradicional e popular passam por esta forma de confeção.
PREPARAÇÃO:
OBS: “não esquecer que estamos a cozinhar com vinho, portanto, a adição de sal deve ser menor, á parte disso ao cozinhar a vapor os alimentos concentram todos os sais, dispensando muitas vezes a adição de sal”.
Numa panela, se possível própria para cozer peixe, a vapor em caldo curto, deita a água, o vinho branco, os dentes de alho, a cebola cortada em quatro, a cenoura em tiras, os grãos da pimenta e salsa, o sal conforme o recomendado; pomos em lume médio.
Quando ferver introduzimos o lombo do salmão na panela em cima da grelha que faz parte desta, sem que o salmão toque a água, a fim de que a cozedura do salmão seja feita totalmente a vapor (o tempo de cozedura depende da potência do fogo, mas 20 minutos serão suficientes); retiramos o salmão e servimos acompanhado de batata, cenoura e feijão-verde cozidos, se possível também a vapor.
Podemos servir apenas regado com azeite extra virgem, ou com molho verde, e ainda usar uma maionese muito suave em simultâneo com o molho verde.
P.S. é importante, sempre que se coza qualquer tipo de peixe, que se faça a vapor, é fácil e hoje encontramos com facilidade à venda, panelas para este fim.
Vou explicar porquê: se fizermos a cozedura com o peixe mergulhado na água, o que acontece? Fazemos um bom caldo de peixe deixando todo o sabor e substância na água que vamos deitar fora, senão vejamos; porque para fazer uma canja de galinha temos que cozê-la mergulhada na água para que, durante a cozedura, a galinha passe todo o sabor e substância para a água, a fim de que esta obtenha as propriedades nutritivas do que deve ser uma boa canja de galinha; também se não usarmos ossos de vitela ou um bocado de carne quando fazemos uma sopa de legumes, por exemplo, esta, à parte de ser menos nutritiva, não teria muito sabor e seria uma sopa sem graça.
Sempre que se coza peixe, se possível, devemos fazê-lo sem o cortar em postas, como sugiro nesta receita, na utilização de um lombo, por se tratar de peixe de grande tamanho; se for peixe mais pequeno deve ser cozido inteiro; assim concentra mais sabor e fica ainda mais nutritivo.
O método de cozinhar ao vapor pode ser utilizado também para cozer legumes e outros alimentos, permite com total facilidade obter refeições saudáveis e apetitosas, nas quais sabor, vitaminas, sais minerais e cor dos alimentos são conservados.
