HISTÓRIA:

O Tordo é uma ave migratória, mas não sempre, já que só migra quando se depara com condições muito desfavoráveis à sua sobrevivência.

É uma espécie cinegética muito apreciada por caçadores, pois oferece momentos de caça únicos pela sua forma de voar.

Os melhores locais para os caçar, tornados o seu habitat de eleição para se alimentar, são os olivais já que têm especial apetite pelas pequenas azeitonas, sendo perto delas  um dos lugares ideais!... Assim como nas margens do rio Minho, pela vasta oferta de caracóis e outros bichinhos, que também fazem parte da sua dieta.

Na cozinha proporcionam as mais diversas formas de os preparar!...

Fritos, estufados, escabechados, no espeto, em arrozada , são algumas das formas de os preparar , vamos ficar pelos estufados, uma das formas que mais entusiasmo cria quando por aqui nos sentamos á mesa.

 

PREPARAÇÃO:

Bem limpos os tordos, deixam-se a marinar 24h num recipiente com o vinho, alhos, o louro e temperados de sal e pimenta. Começamos por dar-lhes uma fritura  em azeite e banha, até estarem bem lourinhos. Deitamos a marinada na frigideira e deixamos apurar em lume brando até estarem na perfeição.

Colocar em pratos individuais, regar com o molho do estufado e acompanhar com batata palha e pericos dos Santos em calda.

 

Ingredients

Directions

Tordos Estufados